PERCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL VIVENCIADA EM UM AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Ana Beatriz Ambrósio de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Ana Carolina Souza Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Ana Karolina Peters Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Ana Luisa Rocha Floriano Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Ana Paula Massote Pestana Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Caroline Casali Bomtempo Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.186

Palavras-chave:

Estágio clínico, Promoção da saúde, Serviços de saúde escolar, Serviços de odontologia escolar, Creches

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um Curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas. De tudo, pode-se afirmar que os estágios acadêmicos supervisionados são abordagens extramuros que extrapolam qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-los é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada e, principalmente, humanizada.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Almeida, L. E. de, Oliveira, A. B. A. de ., Andrade, A. C. S. ., Peters, A. K. ., Floriano, A. L. R. ., Pestana, A. P. M. ., & Bomtempo, C. C. . (2020). PERCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL VIVENCIADA EM UM AMBIENTE ESCOLAR. CATAVENTOS - Revista De Extensão Da Universidade De Cruz Alta, 12(1), 22-36. https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.186

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Artigos