REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RevInt tem como objetivo a  divulgação dos melhores trabalhos submetidos ao Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, evento anual promovido pela UNICRUZ. Estes trabalhos contemplam as diversas áreas do conhecimento, permitindo que a ciência seja difundida por meio da socialização da prática científica e extensionista, numa verdadeira rede de saberes.



ISSN 2358-6036

 

 

Políticas de Seção

Mostra de Iniciação Científica - RESUMO Ciências Sociais e Humanidades

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - RESUMO EXPANDIDO Ciências Sociais e Humanidades

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - TRABALHO COMPLETO Ciências Sociais e Humanidades

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - RESUMO Ciências Exatas, Agrárias e Engenharias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - RESUMO EXPANDIDO Ciências Exatas, Agrárias e Engenharias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - TRABALHO COMPLETO Ciências Exatas, Agrárias e Engenharias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - RESUMO Ciências Biológicas e da Saúde

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - RESUMO EXPANDIDO Ciências Biológicas e da Saúde

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - TRABALHO COMPLETO Ciências Biológicas e da Saúde

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - RESUMO Multidisciplinar

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - RESUMO EXPANDIDO Multidisciplinar

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Iniciação Científica - TRABALHO COMPLETO Multidisciplinar

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - RESUMO Ciências Sociais e Humanidades

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - RESUMO EXPANDIDO Ciências Sociais e Humanidades

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - TRABALHO COMPLETO Ciências Sociais e Humanidade

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - RESUMO Ciências Exatas, Agrárias e Engenharias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - RESUMO EXPANDIDO Ciências Exatas, Agrárias e Engenharias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - TRABALHO COMPLETO Ciências Exatas, Agrárias e Engenharias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - RESUMO Ciências Biológicas e da Saúde

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - RESUMO EXPANDIDO Ciências Biológicas e da Saúde

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - TRABALHO COMPLETO Ciências Biológicas e da Saúde

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - RESUMO Multidisciplinar

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - RESUMO EXPANDIDO Multidisciplinar

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Pós-Graduação - TRABALHO COMPLETO Multidisciplinar

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Extensão - RESUMO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Extensão - RESUMO EXPANDIDO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra de Extensão - TRABALHO COMPLETO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra Científica Júnior - RESUMO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra Científica Júnior - RESUMO EXPANDIDO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seminário de Iniciação Científica (FAPERGS e CNPq)

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Mostra Fotográfica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tertúlia Musical

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

Anual

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

REGULAMENTO GERAL DO EVENTO

 

O XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão é um evento anual promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), o qual possibilita inscrições para participação no evento e submissão de trabalhos de estudantes e docentes da Unicruz, e das demais Instituições de Ensino Superior, bem como de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

 

1 DAS INCRIÇÕES

1.1      O período de inscrição de trabalhos encerra no dia 10 de setembro de 2019.

1.2      O período de inscrição para participação no evento encerra no dia 16 de outubro de 2019.


2 PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÕES 

2.1        Os participantes deverão estar devidamente inscritos no evento para fins de recebimento de certificado de participação no evento e de apresentação de trabalhos. Para fazer a inscrição de participação no evento. Acesse: unicruz.edu.br/eventos/

2.2       O APRESENTADOR DO TRABALHO DEVERÁ ESTAR, OBRIGATORIAMENTE, INSCRITO NO EVENTO.

2.3        A submissão de trabalho está condicionada ao cadastro de todos os autores (limitado a 06) nos metadados de submissão, na página da Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão – RevInt, e ao envio dos seguintes documentos (em programa compatível com o Microsoft Office-Word 2003 ou superior):

a)         ARQUIVO DO TRABALHO sem identificação de autoria anexado como documento principal (passo 2 - transferência do manuscrito);

b)        DOCUMENTO DE AUTORIA, contendo a identificação dos autores do trabalho anexado como documento suplementar (passo 4 - transferência de documentos suplementares). Acesse aqui.

Para inscrever seu trabalho acesse aqui: http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica

2.4        A efetivação das inscrições de participação no evento e a de submissão de trabalhos está condicionada ao

pagamento do boleto bancário emitido no momento da inscrição pelo portal de inscrições.

2.5        Acesse aqui o tutorial para submissão de trabalhos no portal da RevInt.

 

Obs. 1: Para a submissão do trabalho na RevInt deverá ser observada a modalidade, o tipo de trabalho e a área do conhecimento.

Obs. 2: O arquivo enviado não poderá ultrapassar 2 mega. O sistema da revista não comporta arquivo com tamanho superior.

Obs. 3: É expressamente proibido o envio de arquivo em formato pdf.

3 DAS MODALIDADES

3.1      Mostra de Iniciação Científica: trabalhos de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico e inovação da graduação.

3.2      Mostra de Extensão: trabalhos de extensão da graduação.

3.3      Mostra de Pós-Graduação: trabalhos de pesquisa, extensão ou de desenvolvimento tecnológico e inovação da pós-graduação.

3.4      Mostra de Iniciação Científica Júnior: trabalhos de pesquisa, extensão ou de desenvolvimento tecnológico e inovação do ensino médio.

3.5      Mostra Fotográfica: fotografias que expressem a temática do evento - “Ciência e Tecnologia para a transformação social”, a partir de atividades desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão.

3.6      Tertúlia musical: evento artístico-cultural de melodia e interpretação, com abrangência regional.

 

4 TIPOS DE TRABALHO

4.1      Resumo (uma página): (Normas) (Template) (Documento de autoria)

4.2      Resumo Expandido (até 04 páginas): (Normas) (Template) (Documento de autoria)

4.3      Trabalho Completo (de 07 a 14 páginas): (Normas) (Template) (Documento de autoria)

4.4      Fotografias: (Normas) (Ficha técnica) (Termo de Autorização para Uso de Imagem) (Documento de autoria)

4.5      Tertúlia musical: (Normas) (Ficha técnica)

 

5 ÁREAS DO CONHECIMENTO 

5.1      Ciências Sociais e Humanidades: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Letras, Pedagogia e áreas afins.

5.2      Ciências Exatas, Agrárias e Engenharias: Agronomia, Ciências Aeronáuticas, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Medicina Veterinária e áreas afins.

5.3      Ciências Biológicas e da Saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e áreas afins.

5.4      Multidisciplinar: trabalhos envolvendo duas ou mais áreas do conhecimento.


6 FORMAS DE APRESENTAÇÃO 

6.1      Os trabalhos inscritos na modalidade de resumo serão apresentados na forma de pôster.

6.2      Os 10 trabalhos com maior pontuação inscritos na forma de resumo expandido, em cada modalidade, por área do conhecimento, serão selecionados para apresentação oral. Os demais serão apresentados na forma de pôster.

6.3      Os 10 (dez) trabalhos com maior pontuação inscritos na forma de trabalho completo, em cada área do conhecimento, serão publicados na RevInt. Os demais serão apresentados na forma de pôster.

6.4      As 10 (dez) fotografias com maior pontuação serão expostas no formato impresso. As demais fotografias selecionadas pela Comissão avaliadora serão expostas no formato digital.

6.5      A apresentação dos trabalhos aprovados será de acordo com a área do conhecimento informada no momento da inscrição.

6.6      É permitido apenas um apresentador por trabalho que deverá estar obrigatoriamente inscrito no evento.

6.7      A lista dos trabalhos aprovados e a forma de apresentação serão divulgadas até 18 de outubro no site do Evento.

6.8      O cronograma de apresentações (data, local e horário) será disponibilizado até 25 de outubro no site do Evento.

 

7 INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL

7.1      As sessões de apresentação oral acontecerão em data, horário e local previamente divulgado.

7.2      A apresentação deve ser estruturada no programa Power Point e incluir as mesmas seções do resumo expandido, no template disponível no site do evento. Acesse aqui.

7.3      O tempo de apresentação não deverá exceder 10 (dez) minutos, havendo, ao final desse, um espaço de cinco minutos para discussão e questionamentos pela banca avaliadora.

7.4      Como recursos para a apresentação oral estarão disponíveis: projetor de multimídia e computador, devendo o apresentador trazer sua apresentação salva em pendrive.

7.5      O apresentador deverá estar presente durante todo o período indicado da sessão em que estiver agendada a sua apresentação.

 

8 INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

8.1      Utilizar o modelo de pôster disponível no site do evento. Acesse aqui

 

8.2      O pôster deverá ser impresso no tamanho 0,90 x 1,00 e apresentar cordão ou grampo que permita pendurá-lo para exposição.

8.3      O pôster deverá ser afixado no primeiro dia do evento, 04/11/2019, no local indicado pela Comissão Organizadora e retirado após a solenidade de premiação dos trabalhos destaques, que será realizado no dia 07/11/19, a partir das 20h30min.

8.4      As sessões de apresentação de pôsteres acontecerão em data, horário e local previamente divulgado.

8.5      A apresentação deve ser feita junto ao pôster na data, horário e local previamente divulgado, não devendo exceder 05 (cinco) minutos, havendo um espaço de 05 (cinco) minutos para questionamento pelos avaliadores.

8.6      A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza por eventuais extravios ou danos sofridos aos materiais expostos.

8.7      O apresentador deverá estar presente durante todo o período indicado da sessão em que estiver agendada a sua apresentação.

  

9 INFORMAÇÕES GERAIS

9.1      Os trabalhos devem ser submetidos por apenas um autor, sendo este responsável por identificar os todos os demais autores nos metadados da submissão da RevInt e no documento de identificação de autoria, com o intuito de garantir que todos sejam devidamente descritos no certificado de apresentação dos trabalhos.

9.2      Somente os autores efetivamente inscritos no evento receberão o certificado de trabalhos devidamente aprovados e apresentados durante o evento. Os certificados dos trabalhos seguirão a ordem de autoria indicada no documento de identificação de autoria enviado pelo sistema da revista.

9.3      é obrigatória a indicação do nome e sobrenome completo e sem abreviaturas de todos os autores (limitado a 06), no sistema da revista Revint e no documento de identificação de autoria do trabalho (acompanhado do CPF e especificação dos autores), sendo esta informação de responsabilidade do autor que realizará a inscrição do trabalho. A inobservância desta regra impossibilitará a emissão de certificado.

9.4      É obrigatória a indicação de orientador nos trabalhos, salvo trabalhos submetidos por profissionais da área.

9.5      Os organizadores do evento não se responsabilizam por inscrições de trabalhos não concluídas devido a falhas tecnológicas, tais como problemas em servidores, transmissão de dados em provedores de acesso provocada pelo acesso simultâneo nos últimos dias do processo de inscrições. Por essa razão, recomenda-se aos interessados que concluam suas inscrições com antecedência, evitando eventuais dificuldades técnicas que, porventura, se verifiquem nos últimos dias do prazo de inscrições.

9.6      O título do trabalho não poderá exceder 15 palavras.

9.7      As citações devem ser indicadas no texto somente pelo sistema de chamada AUTOR-DATA e as referências pelo sistema alfabético. Verificar exemplos de citação no Manual de Normalização Trabalhos Acadêmicos da UNICRUZ https://home.unicruz.edu.br/comissao-editorial/#manual-editorial.

9.8      A contribuição deve ser original e inédita.

9.9      Os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Científica a qual caberá a decisão sobre a sua aceitação (ou não) para apresentação durante o evento mediante. Não haverá recursos para os trabalhos não aprovados pela Comissão Científica.

9.10  Trabalhos que não se enquadram nas normas do evento, ou que sejam oriundos de plágio (total ou parcial), serão automaticamente desclassificados não sendo avaliados pela Comissão Científica.

9.11  Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento a partir de 60 dias da realização do mesmo.

9.12  A ausência de apresentação do trabalho impossibilita a emissão de certificado e a publicação do mesmo nos anais do evento.

9.13  O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão dos direitos autorais aos organizadores do evento.

9.14  O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos organizadores do Seminário. A Organização não se responsabilizará pelos custos de impressão, transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos aprovados. 

9.15  Todos os materiais produzidos a partir dos resumos (anais, certificado, dentre outros) serão baseados nas informações submetidas pelo autor. Desta forma, não serão realizadas alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos.

9.16  A revisão ortográfica e gramatical do texto é de responsabilidade dos autores.

9.17  Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em caso de não aprovação de trabalho ou ausência na data de apresentação.

9.18  Os participantes declaram no ato da inscrição que estão plenamente cientes e de acordo com o conteúdo deste regulamento, não cabendo recurso judicial sobre os itens do mesmo.

9.19  Os certificados de participação e de trabalhos serão emitidos de forma digital e enviados ao e-mail cadastrado pelo autor no portal de inscrições de eventos. Para autenticação dos certificados acesse http://pesquisas.unicruz.edu.br/autentica/

 

NORMAS PARA TRABALHO COMPLETO

A submissão de trabalho completo impõe que o mesmo não tenha sido publicado e não esteja em avaliação para publicação em outro evento ou periódico.

1.     O Texto deverá ser elaborado no template disponível no site do evento, em programa compatível com o Microsoft Office-Word 2003 ou superior e conter de 07 a 14 páginas, digitadas em formato A4. É expressamente proibido o envio de arquivo em formato pdf.


2.     O texto deverá conter os seguintes títulos:

RESUMO E ABSTRACT

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS OU INTRODUÇÃO

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OU MATERIAIS E MÉTODOS

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


3.     O Texto deverá ter:

a)    fonte: Times New Roman, tamanho 12;

b)    margens: superior e esquerda de 3cm e direita e inferior de 2cm;

c)     espaçamento entre linhas: de 1,5cm no texto e simples no título, na autoria, nas notas de rodapé, nos títulos de figuras e de quadros e nas referências;

d)    título do trabalho: não poderá exceder 15 palavras. Deve constar na primeira linha fonte tamanho 14, em letras maiúsculas, em negrito, centralizado e espaçamento simples entre linhas O título em língua estrangeira deve constar na segunda linha, com letras minúsculas, exceto a primeira, em itálico, tamanho 14, centralizado e espaçamento simples entre linhas;

e)     títulos do texto: alinhados à esquerda, letras maiúsculas, negrito, centralizado e espaçamento simples entre linhas;

f)     subtítulos do texto, se houver, deverão estar alinhados à esquerda, com a letra inicial maiúscula e em negrito;

g)    Resumo e Abstract: devem preceder o texto devendo ser digitado em espaço simples, com no máximo 250 palavras, fonte tamanho 12;

h)    palavras-chave e keywords: limitada a 4 (quatro), justificadas e separadas por ponto final. Iniciar cada uma delas em letra maiúscula, fonte tamanho 12;

i)      figuras e/ou tabelas: limitadas a 5 (cinco). A formatação deve seguir o Manual de Normalização de Trabalhos da UNICRUZ https://home.unicruz.edu.br/comissao-editorial/#manual-editorial;

j)      citações e referências: as citações devem ser indicadas no texto somente pelo sistema de chamada AUTOR-DATA e as referências pelo sistema alfabético, alinhadas a esquerda, digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Verificar exemplos de citação no Manual de Normalização Trabalhos Acadêmicos da UNICRUZ https://home.unicruz.edu.br/comissao-editorial/#manual-editorial;

k)    autoria:  o trabalho deverá ser encaminhado sem indicação de autoria. O nome e sobrenome completo e sem abreviatura de todos os autores (limitado a 06) deverá ser inserido somente nos metadados de submissão do trabalho, no sistema da revista RevInt e no documento de identificação de autoria do trabalho, acompanhado do CPF e especificação de autor(es) e orientador(es). Acesse aqui;

l)      tamanho do arquivo: o arquivo do texto não poderá ultrapassar 2 mega.


4.     formas de apresentação: Os 10 (dez) trabalhos com maior pontuação inscritos na forma de trabalho completo, em cada área do conhecimento, serão publicados na RevInt e não serão apresentados durante o evento. Os demais trabalhos completos aprovados serão apresentados na forma de pôster e publicados nos Anais do Seminário, não sendo oferecida a opção de revisão para possíveis ajustes, desde que comprovada a efetiva apresentação mediante a assinatura na lista de presença da sessão.

 

A Comissão Científica reserva-se o direito de sugerir modificações de estrutura e de conteúdo dos trabalhos aceitos para publicação na RevInt. Neste caso, os autores receberão os pareceres dos avaliadores e deverão encaminhar, em um prazo máximo de 10 (dez) dias, pelo sistema da revista, a nova versão com as alterações sugeridas. A prova definitiva do trabalho completo será enviada para a última correção dos autores, os quais deverão encaminhar no prazo máximo de 05 (cinco) dias. Revisão ortográfica e gramatical do texto é de responsabilidade dos autores.

ATENÇÃO

A inobservância do Regulamento Geral, bem como das Normas do trabalho acarretará na desclassificação do mesmo.

-  Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos, em caso de não aprovação de trabalho ou ausência na data de apresentação. Trabalhos não apresentados não serão certificados e não serão publicados nos Anais do evento.

-  O autor-apresentador deverá estar, obrigatoriamente, inscrito no evento.

-  A lista dos trabalhos aprovados e a forma de apresentação serão divulgadas até 18 de outubro no site oficial do Evento.

-  O cronograma de apresentações (data, local e horário) será disponibilizado até 25 de outubro no site oficial do evento.

 

NORMAS PARA RESUMO EXPANDIDO

A submissão de resumo expandido impõe que o mesmo não tenha sido publicado e não esteja em avaliação para publicação em outro evento.

1.    O texto deverá ser elaborado no template disponível no site do evento, em programa compatível com o Microsoft Office-Word 2003 ou superior, contendo, no máximo, 04 (quatro) páginas, digitadas em formato A4. É expressamente proibido o envio de arquivo em formato pdf.


2.    O texto deverá conter os seguintes títulos:

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS OU INTRODUÇÃO

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OU MATERIAIS E MÉTODOS

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


3.    O Texto deverá ter:

a)      fonte: Times New Roman, tamanho 12;

b)      margens: superior e esquerda de 3cm e direita e inferior de 2cm;

c)       espaçamento entre linhas: de 1,5cm no texto e simples no título, na autoria, nas notas de rodapé, nos títulos de figuras e de quadros e nas referências;

d)      título do trabalho: constar na primeira linha fonte tamanho 14, em letras maiúsculas, em negrito, centralizado e espaçamento simples entre linhas. OBS.: o título não poderá exceder 15 palavras.

e)       títulos do texto: fonte tamanho 12, alinhados à esquerda, letras maiúsculas, negrito e espaçamento simples entre linhas;

f)       parágrafos: alinhamento justificado, com a primeira linha apresentando recuo de 1,25cm;

g)      figuras e/ou tabelas: limitadas a 3 (três). A formatação deverá seguir o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UNICRUZ. https://home.unicruz.edu.br/comissao-editorial/#manual-editorial ;

h)      citações e referências: as citações devem ser indicadas no texto somente pelo sistema de chamada AUTOR-DATA e as referências pelo sistema alfabético, alinhadas a esquerda, digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Verificar exemplos de citação no Manual de Normalização Trabalhos Acadêmicos da UNICRUZ https://home.unicruz.edu.br/comissao-editorial/#manual-editorial ;

i)        autoria:  o trabalho deverá ser encaminhado sem indicação de autoria. O nome e sobrenome completo e sem abreviatura de todos os autores (limitado a 06) deverá ser inserido somente nos metadados de submissão do trabalho, no sistema da revista RevInt e no documento de identificação de autoria do trabalho, acompanhado do CPF e especificação de autor(es) e orientador(es). Acesse aqui;

j)       palavras-chave: limitada a 4 (quatro), justificadas, e separadas por ponto final. Iniciar cada uma delas em letra maiúscula, fonte tamanho 12;

k)      tamanho do arquivo: o arquivo do texto não poderá ultrapassar 2 mega.

 

formas de apresentação: Os 10 (dez) trabalhos com maior pontuação, inscritos na forma de resumo expandido, em cada modalidade e por área do conhecimento, serão selecionados para apresentação oral. Os demais serão apresentados na forma de pôster e publicados nos Anais do Seminário, desde que comprovada a efetiva apresentação mediante a assinatura na lista de presença da sessão.


ATENÇÃO

A inobservância do Regulamento Geral, bem como das Normas do trabalho acarretará na desclassificação do mesmo.

-  Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos, em caso de não aprovação de trabalho ou ausência na data de apresentação. Trabalhos não apresentados não serão certificados e não serão publicados nos Anais do evento.

-  O autor-apresentador deverá estar, obrigatoriamente, inscrito no evento.

-  A lista dos trabalhos aprovados e a forma de apresentação serão divulgadas até 18 de outubro no site oficial do Evento.

-  O cronograma de apresentações (data, local e horário) será disponibilizado até 25 de outubro no site oficial do evento.

 

NORMAS PARA RESUMO

A submissão de resumo impõe que o mesmo não tenha sido publicado e não esteja em avaliação para publicação em outro evento.

1.      O texto deverá ser elaborado no template disponível no site do evento, em programa compatível com o Microsoft Office-Word 2003 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas simples, com margem superior e esquerda de 3cm e direita e inferior de 2cm. O arquivo não poderá ultrapassar 2 mega. O texto deverá conter somente 1 (uma) página. É Expressamente proibido o envio de arquivo em formato pdf;


2.      O texto deverá ser escrito em parágrafo único sem subtítulos, sem citações, tabelas, gráficos, cores ou qualquer outro destaque;


3.      No texto deverão estar claros os objetivos, a metodologia, os resultados e as considerações finais ou conclusão;


4.      título: Não poderá exceder 15 palavras. Deve constar na primeira linha fonte tamanho 14, em letras maiúsculas, em negrito, centralizado e espaçamento simples entre linhas. fonte: Times New Roman, tamanho 12;


5.      autoria:  o trabalho deverá ser encaminhado sem indicação de autoria. O nome e sobrenome completo e sem abreviatura de todos os autores (limitado a 06) deverá ser inserido somente nos metadados de submissão do trabalho, no sistema da revista RevInt e no documento de identificação de autoria do trabalho, acompanhado do CPF e especificação de autor(es) e orientador(es). Acesse aqui;


6.      palavras-chave: limitada a 4 (quatro), justificadas, e separadas por ponto final. Iniciar cada uma delas em letra maiúscula, fonte tamanho 12;


7.        forma de apresentação: Os trabalhos inscritos na forma de resumo serão apresentados na forma de pôster.


ATENÇÃO

A inobservância do Regulamento Geral, bem como das Normas do trabalho acarretará na desclassificação do mesmo.

-  Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos, em caso de não aprovação de trabalho ou ausência na data de apresentação. Trabalhos não apresentados não serão certificados e não serão publicados nos Anais do evento.

-  O autor-apresentador deverá estar, obrigatoriamente, inscrito no evento.

-  A lista dos trabalhos aprovados e a forma de apresentação serão divulgadas até 18 de outubro no site oficial do Evento.

-  O cronograma de apresentações (data, local e horário) será disponibilizado até 25 de outubro no site oficial do evento.

 

NORMAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA

1 OBJETIVOS

a)       promover, a partir do registro e exposição fotográfica de atividades desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão, uma reflexão sobre “Ciência e Tecnologia para a Transformação Social”, tema do XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICRUZ;

b)       incentivar a produção fotográfica como uma forma de linguagem artística e cultural para expressão de vivências relacionadas ao desenvolvimento e a participação em projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico;

c)       a fotografia inscrita é de livre escolha devendo representar o olhar dos autores acerca da temática do evento.

 

2 INSCRIÇÃO E ENVIO DA FOTOGRAFIA

A inscrição da fotografia está condicionada ao envio dos seguintes arquivos:

a)       fotografia: é permitida apenas uma fotografia por inscrição a qual poderá ser colorida ou em preto e branco, com melhor resolução possível, no máximo 2 mega, em formato JPEG, a ser anexada como documento principal no sistema da RevInt (passo 2 – transferência do manuscrito);

b)       ficha técnica: devidamente preenchida, salva em formato .doc ou .docx (em programa compatível com o Microsoft Office-Word 2003 ou superior), devendo ser anexada como documento suplementar através do sistema da RevInt;

c)       termo de autorização para uso de imagem: devidamente assinado pelos autores, salvo em formato .doc ou .docx (em programa compatível com o Microsoft Office-Word 2003 ou superior), devendo ser anexado como documento suplementar através do sistema da RevInt (passo 4 – transferência de documento suplementar);

d)       documento de autoria, contendo a identificação do autores do trabalho anexado como documento suplementar (passo 4 - transferência de documentos suplementares). Acesse aqui.

 

Acesse aqui o tutorial para submissão de trabalhos.

Obs. 1: Não serão aceitas fotografias que não atendam à temática do evento, que contenham material pornográfico ou eticamente inadequado ou imagens resultantes de montagens, cópias ou adaptações de outras imagens já existentes ou fotografias com qualquer artifício.

Obs. 2: Ajustes de contraste, brilhos, saturação, nitidez são aceitos.

 

3 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As fotografias serão avaliadas de acordo com os critérios abaixo:

a)       título;

b)       originalidade;

c)       composição;

d)       enquadramento;

e)       foco; e

f)        nitidez

 

4 SELEÇÃO E EXPOSIÇÃO DAS FOTOGRAFIAS

-  As 10 (dez) fotografias com maior pontuação serão expostas de forma impressa, em papel a escolha do autor, no tamanho A3 (29.7 X 42 cm). A impressão e exposição são de responsabilidade do(s) autor(es).

-  As fotografias deverão ser afixadas no primeiro dia do evento, no local indicado pela Comissão Organizadora, e retiradas após a solenidade de premiação dos trabalhos destaques, que será realizada no dia 07 de novembro de 2019, a partir das 21h, no Salão Nobre da Unicruz.

-  As demais fotografias selecionadas pela Comissão avaliadora serão expostas de forma digital. Tal procedimento será efetuado pela Comissão Organizadora do Evento.

-  As fotografias selecionadas (na forma digital ou impressa) serão afixadas juntamente com as informações constantes na ficha técnica enviada pelos autores.

-  Todas as fotografias selecionadas e expostas (na forma digital ou impressa) serão publicadas nos Anais do Evento juntamente com as informações da ficha técnica.

-  As fotografias expostas de forma impressa concorrerão ao destaque de sessão mediante votação aberta aos participantes do evento, via cédulas depositadas em urna lacrada.


ATENÇÃO

ATENÇÃO

A inobservância do Regulamento Geral, bem como das Normas do trabalho acarretará na desclassificação do mesmo.

-  Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos, em caso de não aprovação de trabalho ou ausência na data de apresentação. Trabalhos não apresentados não serão certificados e não serão publicados nos Anais do evento.

-  O autor-apresentador deverá estar, obrigatoriamente, inscrito no evento.

-  A lista dos trabalhos aprovados e a forma de apresentação serão divulgadas até 18 de outubro no site oficial do Evento.

-  O cronograma de apresentações (data, local e horário) será disponibilizado até 25 de outubro no site oficial do evento.

 

NORMAS PARA A TERTÚLIA MUSICAL

1 DA PROMOÇÃO

 

A I Tertúlia Musical Universitária Nucart/Unicruz, é um evento artístico-cultural de melodia e interpretação, com abrangência regional, que tem como entidade criadora o Núcleo de Conexões Artístico Culturais - Nucart/Unicruz.

 

2 DOS OBJETIVOS

 

Este evento tem como intenção alcançar os seguintes objetivos:

-          Estimular e incentivar as atividades musicais no âmbito universitário.

-          Apresentar a cultura musical dos universitários, estimulando a expressão criativa da mesma, bem como a sua capacidade de interpretação por meio do canto e instrumento solo ou da participação em grupos vocais e instrumentais.

-          Incentivar e valorizar talentos musicais desconhecidos e valorizar os já consagrados.

-          Promover a integração e troca de experiências entre as IES, como forma de fomentar o intercâmbio artístico-cultural entre os participantes do XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão.

-          Cultivar valores estéticos, éticos, sociais e culturais.

 

3 DA ORGANIZAÇÃO

 

A organização será composta por representantes do Nucart, PROGRAD, PRPGPE e PROADM.

 

4 DA REALIZAÇÃO

 

A I Tertúlia Musical Universitária Nucart/Unicruz será realizada durante o XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão, Campus Unicruz, Cruz Alta, no dia 04 de novembro de 2019, com início às 19 horas, no Salão Nobre, prédio central.

 

5 DAS INSCRIÇÕES

 

-          As inscrições serão realizadas mediante preenchimento de ficha técnica própria, que se encontra junto à inscrição para o XXIV Seminário Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão. A ficha técnica deve ser enviada por apenas um dos integrantes, o qual ficará responsável pela identificação dos demais integrantes, no portal da revista RevInt. Acesse aqui a ficha técnica. URL se submissão da ficha: http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/user

-          Todos os integrantes deverão estar inscritos no evento para fins de recebimento de certificado de participação. URL de acesso: https://home.unicruz.edu.br/

-          Estar inscrito no XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão, é condição essencial para preencher a ficha de inscrição da I Tertúlia Musical Universitária Nucart/Unicruz.

-          Poderão ser inscritas composições de qualquer gênero musical.

-          Será aceito apenas uma inscrição de cada grupo ou participante individual.

 

6 DAS MODALIDADES

 

O evento receberá inscrições em todos os gêneros musicais, sendo observadas:

1        Interpretação vocal, individual ou em grupo;

2        Interpretação instrumental, individual ou em grupo.

 

 

7 DA PARTICIPAÇÃO

 

-          Podem participar da I Tertúlia Musical Universitária Nucart/Unicruz, integrantes do corpo docente, discente e técnico funcional da Unicruz e demais IES devidamente inscritos no XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão da Unicruz.

-          Cada participante poderá inscrever apenas (1) música.

-          O evento será realizado com o número máximo de seis (06) inscrições musicais, seguindo a ordem de inscrição até este número limite.

-          As apresentações das músicas no palco, seguem a mesma ordem de inscrição no evento.

-          O número máximo de participantes no palco, é de três elementos por grupo musical.

-          Um mesmo instrumentista e/ou intérprete poderá defender apenas uma música.

-          Os instrumentistas acompanhantes precisam, necessariamente, estarem inscritos no XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão.

 

 

8 COMISSÃO JULGADORA

 

        Fazem parte da Comissão Julgadora cinco (05) pessoas da instituição e comunidade, nominadas pela organização do evento, que representem:

1. A reitoria da instituição promotora.

2. Secretaria Municipal de Cultura.

3. Secretaria Municipal de Educação.

4. Representante de escolas de música do município.

5. Coordenadoria Regional de Educação.

 

9 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

A classificação das músicas concorrentes seguirá tabela de pontuação entregue aos jurados, que avaliarão:

-          Interpretação

-          Instrumentista

-          Participação/aceitação popular **

** para este item, será levado em consideração a manifestação popular, expressa por voto, em urna e cédula colocados à disposição em local visível no espaço de apresentação.

 

10 PREMIAÇÃO

Serão oferecidos troféus e certificados para as seguintes classificações:

-          1º, 2º e 3º lugares

-          Melhor interprete

-          Melhor Instrumentista

-          Música mais Popular

 

11 DISPOSIÇÕES GERAIS

 

-          Os participantes deverão estar no local do evento com meia hora de antecedência.

-          A ordem de apresentação das músicas seguirá a ordem de inscrição no XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão.

-          Não será aceita inscrição com pagamento do Seminário em aberto.

-           Não serão aceitas músicas que depreciem princípios éticos ou que possam ferir a integridade moral ou física dos participantes do evento.

-          O não comparecimento no palco, conforme a ordem de chamada, implicará em mudança, passando o concorrente a apresentar-se por último, o que acarretará perda de pontos na sua classificação.

-          Os casos omissos e duvidosos serão resolvidos pela organização do evento.

-          A instituição promotora colocará à disposição dos participantes: mesa de som, técnico assistente, caixas de som, retorno, microfones e bateria. Os demais instrumentos serão de responsabilidade de cada participante.