Atividades Lúdicas: desenvolvendo o raciocínio lógico matemático

Mylena Proença, Átila Almeida, Maria Christina Schettert de Moraes, Adriana Claudia Schmidt, Ricardo Lauxen

Resumo


A educação matemática pode ser concebida como formadora de conceitos num processo de solução de problemas, em que o aluno reinventa o conhecimento matemático existente a partir de atividades lúdicas e em contato com os outros. Brincando, pode-se passar da imaginação para a abstração, testando hipóteses, refletindo e criando processos para resolver os problemas advindos da situação. Sendo o brincar uma parte da vida das crianças, foi desenvolvido um projeto de extensão (PIBEX/UNICRUZ) envolvendo o uso regular de jogos e de atividades lúdicas para contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e facilitar a resolução de situações-problema do cotidiano. Ao explorar as múltiplas inteligências das crianças, procurou-se contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Raciocínio Lógico. Aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: Uma prática possível. Campinas, SP: Papirus, 2005.

BERNARDO, Gustavo. Educação pelo argumento. RJ: Rocco, 2000.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. – 5. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 1)

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004. Coleção Pedagogia e Educação.

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. 1.ed – São

Paulo: Rêspel, 2003.

PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representações. Rio de Janeiro: Zarar, 1978.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VYGOTSKY, L. S.. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.33053/cataventos.v11i2.8198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.